top of page

Sobre Mim

Com Doutorado e Mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense, tenho mais de 13 anos de experiência na área de produção cultural, além de 11 anos de vivência como advogada na área de propriedade intelectual. Sou roteirista e editora de conteúdo na Cacausando, uma das principais páginas das redes sociais do nicho pet, já que possui vários dos áudios mais utilizados dessa categoria (como “Cachorrinho pode subir no sofá?”; “Desarruma, Come, Tira um Cochilinho!”, "Caraca, Meu Pet", “Sou desses cachorrinhos de se apaixonar”, além de mais de 100 outros áudios), que foram usados para criar mais de 400 mil vídeos. Por conta da notoriedade e da autenticidade do seu conteúdo, a página conquistou organicamente o selo azul de verificação no Instagram no início de 2023. Além disso, está no Top 1% dos Criadores de Efeitos do TikTok com mais de 14 milhões de visualizações e 53 mil vídeos criados com os filtros que funcionam em pets. Já criei  vídeos publicitários para mais de 20 marcas como Petlove, Supersecão, Pedigree, Britânia, Grupo Boticário, Freso, Petiko, Coveli, Grand Hyatt, Housi, Dog Hero, Chef Bob, Universal Studios, entre outros e já tive experiências em programas de criadores de conteúdo do Instagram, Facebook, TikTok e Youtube. 

Além disso, no setor audiovisual, fui responsável pelo argumento e produção executiva do curta-metragem "Sou MC Carol: 100% Feminista", patrocinado pela Fundação CESGRANRIO e a Secretaria Estadual de Cultura e que foi vencedor do Troféu ELIPSE - Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário, com exibição no Canal Brasil. Fiz parte da equipe de pesquisa da web série "Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras", financiada pelo CNPq/SESCOOP. Fui roteirista dos documentários "Di Branco" e "Espraiado: Presença de Madeleine Colaço", desenvolvidos na Incubadora de Cultura de Maricá, com previsão de estreia em dezembro de 2023, no Cine Henfil. Fui roteirista do curta "Assovio" realizado no programa Rio Market Jovem e exibido no Festival do Rio, em 2023. Atualmente, sou da equipe de roteiristas do longa metragem "Quarentena do Amor", produzido pela Latina Studio e Kinobras. 

Na área de produção cultural, sou fundadora da Ponte Plural, uma iniciativa cultural que atua desde 2010 fomentando o empreendedorismo no setor cultural e articulando redes no estado do Rio de Janeiro, a fim de criar novos arranjos criativos locais. As suas ações já atingiram mais de 50.000 pessoas em 11 países. Também fui Consultora do SEBRAE-RJ em Economia Criativa e Parecerista da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (2019), do Ministério da Cultura (desde 2018), do International Conference on Communication and Mass Media (2016), do Asian Conference on Cultural Studies (2015) e do livro 'Emerging Perspectives on the Mobile Content Evolution' (2014).

No que diz respeito à produção acadêmica, já realizei apresentação em congressos e feiras nacionais e internacionais, além da publicação de artigos sobre pesquisas relacionadas aos setores cultural e criativo em importantes revistas acadêmicas de diversos países. 

Entre 2002 e 2004, fui advogada com atuação na área tributária tanto no setor de contencioso (esferas administrativa e judicial), como no setor de consultoria, além de formulação de consultas e requerimentos de regimes especiais. Posteriormente, entre 2004 e 2011, passei a atuar na área de propriedade intelectual e direito do entretenimento, com ênfase em consultoria, elaboração de pareceres, análise de circunstâncias potencialmente litigiosas e negociação de contratos, inclusive de cessão ou licenciamento de direitos autorais, software, marcas e patentes, assim como contencioso judicial e administrativo (junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial  INPI), relacionados a tais matérias e diversas auditorias para grandes empresas brasileiras e multinacionais, como a PepsiCo e a Ancar (Botafogo Praia Shopping, Rio Design Barra, Rio Design Leblon , Shopping Downtown, Shopping Nova América, entre outros), Festival do Rio de e outras empresas.

Formação Acadêmica

2019 - Doutorado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense

2015 - Mestrado em Comunicação na Universidade Federal Fluminense

2007 - Pós Graduação em Propriedade Intelectual na PUC-Rio

2006 - Especialização em Direito do Entretenimento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro

2005 - Graduação em Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro

2024 - Graduação em Publicidade e Propaganda na UNINTER

Cursos Complementares

2023 - Laboratório de Roteiros com Antonio Molina na Incubadora de Cultura (ICTIM) - em andamento

2023 - Roteiro Cinematográfico com Antonio Molina na Incubadora de Cultura (ICTIM)

2020 - Creators Boost do YouPix

2018 - Criação Audiovisual no Instituto de Produção Cultural e Imagem - Porto, Portugal

2017 - Curso de Fotografia na Sociedade Fluminense de Fotografia

2009 - Extensão universitária em Economia da Cultura na Universidade Cândido Mendes

2009 - Empretec no SEBRAE-RJ

Experiência Profissional

2017-Atual: Cacausando

Roteirista e editora de conteúdo. A Cacau e o Cookie são protagonistas de vídeos de sucesso com mais de 100 milhões de visualizações nas suas redes sociais. Atualmente, a página é uma das principais criadoras de tendências do nicho pet, já que possuem alguns dos áudios mais utilizados dessa categoria (como “Cachorrinho pode subir no sofá?”; “Desarruma, Come, Tira um Cochilinho!”, "Caraca, Meu Pet", além de mais 60 outros áudios), que criaram mais de 200 mil vídeos. Por conta da sua notoriedade e da autenticidade do seu conteúdo, a página conquistou o selo azul de verificação no Instagram no início do ano. O diferencial é a criação de um universo focado na mídia positiva e, por isso, com um ambiente de alegria para apaixonados por cachorros. Assim, nossos conteúdos têm como objetivo para entreter, informar e inspirar com muito humor, mostrando a perspectiva que a Cacau e o Cookie têm sobre o mundo e também a rotina de uma família multiespécie. O tom de voz é divertido: são contadas histórias de um jeito simples e leve, sempre chamando o público para conversar.

 

2019-2021: Rio Eco Pets

Diretora de Comunicação da ONG. A Rio Eco Pets é um instituto sem fins lucrativos, sendo o primeiro projeto voluntário de tampinhas do Rio de Janeiro. Atua com a coleta de tampas plásticas e lacre de alumínio, venda desse material para reciclagem e doação do valor obtido para organizações não governamentais e protetores independentes que atuam no resgate, reabilitação e adoção de animais de rua. Durante esse período, fui responsável pelo planejamento de comunicação e consegui não só multiplicar os números das redes, como também organizar toda a área de comunicação e marketing para lançamento de site e newsletter, além elaborar projetos de parceria e documentos norteadores das atividades dos voluntários, pontos de coleta e fornecedores.

 

2013-2021: Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação (LabCult)

Responsável pelo desenvolvimento de pesquisas e de projetos. Na parte audiovisual, fui responsável pelo argumento e produção executiva do curta-metragem "Sou MC Carol: 100% Feminista", patrocinado pela Fundação CESGRANRIO e a Secretaria Estadual de Cultura e vencedor do Prêmio ELIPSE - Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário. Também fiz parte da equipe de pesquisa da web série "Empreendedorismo Afinado: As Estratégias das Cooperativas Musicais Brasileiras", financiado pelo CNPq/SESCOOP. Além disso, fui responsável pela elaboração e gestão de diversos projetos e pesquisas, com destaque para a "Under Connect: cenas musicais luso-brasileiras on e offline" em parceria com a Universidade do Porto (Portugal), que foi financiada pela Capes /FCT, "Empreendedorismo Afinado: As estratégias das cooperativas Musicais Brasileiras" financiada pelo CNPq/SESCOOP, a "Cartografia musical do Estado do Rio de Janeiro", que foi financiada pelo CNPQ, além da "Cidades Criativas e Desenvolvimento Territorial: Uma Perspectiva de Amarante como Cidade da Música" e "Do Palco às Telas: Sociabilidades, Performance e o Modelo de Negócio do Show nos Cinemas", ambas financiadas pela Capes.

 

2010-2020: Ponte Plural Empreendimentos Culturais

Fundadora e responsável pelas áreas de planejamento e marketing da Ponte Plural, uma iniciativa cultural que fomenta o empreendedorismo no setor musical e articulando redes no estado do Rio de Janeiro, a fim de criar novos arranjos criativos locais. Recebeu o Prêmio Brasil Criativo do Ministério da Cultura e fez parte da primeira turma graduada pelo Rio Criativo, a primeira incubadora pública de empreendimentos criativos (SEC-RJ e MINC). Suas ações atingiram mais de 50.000 pessoas em 8 países com atividades nos seguintes núcleos: produção cultural, pesquisa, capacitação e incubadora de empreendedores e de redes criativas.

2007-2009: Rede Rio Música (SEBRAE)

Coordenadora de eventos de capacitação. A Rede Rio Música (RRM) foi criada no ano de 2007, a partir de uma demanda da então recém criada Área de Economia Criativa do Sebrae/RJ – uma instituição sem fins lucrativos que recebe verbas do governo federal para desenvolver projetos e serviços de interesse social, com a perspectiva de gerar emprego e renda para micro e pequenos empreendimentos.

 

2002-2011: Lobo & Ibeas Advogados

Entre 2002 e 2004, fui advogada com atuação na área tributária tanto no setor de contencioso (esferas administrativa e judicial), como no setor de consultoria, além de formulação de consultas e requerimentos de regimes especiais. Posteriormente, entre 2004 e 2011, passei a atuar na área de propriedade intelectual e direito do entretenimento, com ênfase em consultoria, elaboração de pareceres, análise de circunstâncias potencialmente litigiosas e negociação de contratos, inclusive de cessão ou licenciamento de direitos autorais, software, marcas e patentes, assim como contencioso judicial e administrativo (junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI), relacionados a tais matérias e diversas auditorias para grandes empresas brasileiras e multinacionais, como a PepsiCo e a Ancar (Botafogo Praia Shopping, Rio Design Barra, Rio Design Leblon , Shopping Downtown, Shopping Nova América, entre outros).

bottom of page