top of page

Produção Cultural

A Ponte Plural é uma iniciativa cultural que atua desde 2010 fomentando o empreendedorismo no setor musical e articulando redes no estado do Rio de Janeiro, a fim de criar novos arranjos criativos locais. A Ponte Plural atua sob a lógica do netweaving, isto é fortalece e cria redes através da conexão de pessoas. As sua ações já atingiram mais de 50.000 pessoas em 11 países. Atualmente desenvolve suas atividades nos seguintes núcleos: produção cultural, pesquisa, capacitação e incubadora de empreendedores e de redes criativas.

Na área de produção cultural, já realizou dezenas de eventos e festivais gratuitos, ou a preços populares, em dezenas de cidades do Estado do Rio de Janeiro. Formada por uma equipe multidisciplinar, composta por empreendedores culturais, advogados, pesquisadores e comunicadores, a Ponte Plural desenvolve atividades de capacitação tais como palestras, cursos, debates sobre empreendedorismo cultural.

 

Além disso, atua desenvolvendo redes e organizando arranjos criativos onde são estimuladas as trocas de informações e de experiências entre seus participantes a fim de gerar novos negócios no setor através da primeira incubadora de redes do Brasil: o Nós de Rede.

 

No tocante às conexões internacionais, os representantes da Ponte Plural participam dos principais congressos, festivais e feiras do mercado musical no exterior (como a BAFIM na Argentina, o MICSUR na Colômbia e a WOMEX nas edições no País de Gales e na Hungria); bem como já realizaram palestras e apresentações em Universidades na Dinamarca, Inglaterra, Portugal, Turquia, Chile e Porto Rico detalhando os resultados das pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas áreas de música, economia criativa e empreendedorismo cultural. Nos últimos anos, as atividades da Ponte Plural têm gerado grande interesse pela comunidade acadêmica e o case tem sido objeto de estudo no âmbito de graduações e pós-graduações brasileiras, nas áreas de administração, economia, cultura e comunicação.

bottom of page